A competitividade no Mercado de Trabalho. LEIA
A COMPETITIVIDADE NO MERCADO DE TRABALHO
Vivemos em um mundo extremamente competitivo. Somos bombardeados, diariamente, com notícias sobre como o mercado de trabalho está difícil, como somente pessoas altamente qualificadas conseguem bons empregos e assim por diante. O ponto que quero abordar, nesta coluna, é sobre o que exatamente significa "altamente qualificado".
Nesta coluna vou apresentar algumas características do "ser humano" como um todo, características estas que eu considero fundamentais para a construção de uma carreira de sucesso. As características/aptidões que serão apresentadas nesta coluna compõem o que eu gosto de chamar de "postura" do ser humano em relação ao seu trabalho e a sua vida de uma maneira geral.
5 Posturas Importantes Para a Sua Carreira
Postura 2 - Não perca tempo procurando culpados: Já vi casos em que um determinado projeto estava atrasado. Ao invés da equipe concentrar esforços para recuperar o tempo perdido, passou a buscar culpados e a elaborar relatórios extensos que, supostamente, explicariam o fracasso da equipe e comprovariam a culpa de "A", "B" ou "C". Se tivessem concentrado esforços provavelmente conseguiriam terminar o projeto a tempo e com o nível de qualidade exigido. Esqueça a busca por culpados. Não pense, nunca, no problema, pense sempre na solução. O mercado quer profissionais que, diante de um problema, concentrem esforços na busca de soluções e não na busca de culpados/explicações. Claro que imprevistos existem e injustiças são cometidas. O importante é não se apegar ao que aconteceu ou ao que foi perdido, ao contrário, concentre seus esforços em buscar alternativas, novos caminhos, esta é a postura esperada.
Postura 4 - Compartilhe informações e conhecimentos, esteja sempre disposto a ajudar: Sabe aquele profissional que ocultava informações dos colegas pois acreditava que a "posse" destas informações poderia ajudar no crescimento da sua carreira? Provavelmente ainda existe este profissional, porém esta postura é inadmissível. Por isso existem as redes de computadores e as Intranets corporativas, para que as informações sejam compartilhadas por todos na empresa. Também é importante que você esteja sempre disposto a ajudar os seus colegas, a ensinar o que você aprendeu. Aliás um dos perfis de profissional mais valorizado atualmente é justamente o profissional que domina os conhecimentos técnicos da sua profissão e, ao mesmo tempo, é capaz de ensinar estes conhecimentos para os seus colegas, sem temer a competição.
Postura 5 - Trabalhe com amor, com dedicação, com o coração, de tal maneira que as pessoas não saibam se você está trabalhando ou se divertindo: Esta postura é baseada na máxima zen que diz o seguinte: "Quem é mestre na arte de viver distingue pouco entre o trabalho e o tempo livre, entre a própria mente e o próprio corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Com dificuldade sabe o que é uma coisa e outra. Busca simplesmente uma visão de excelência em tudo que faz, deixando que os outros decidam se está trabalhando ou brincando. Ele pensa sempre em fazer ambas as coisas ao mesmo tempo". Este trecho resume bem o que significa gostar do que se faz, trabalhar com amor, com dedicação.
Conclusão e dicas:
Na minha opinião o seguinte ponto resume o que se espera do ser humano como postura em busca de um mundo melhor: "Se queremos profissionais melhores e mais qualificados temos que trabalhar para criar seres humanos melhores, mais preparados. Precisamos ensinar as pessoas a amar mais, a não ter preconceitos, a expandir suas consciências, a aceitar e conviver com as diferenças, a buscar sempre o melhor, a não ser levados pelo consumismo exagerado e, principalmente a amar mais as pessoas e usar as coisas e não o contrário (amar as coisas e usar as pessoas), que é o que acontece hoje em dia."Para ler e refletir sobre as idéias apresentadas nesta coluna, eu recomendo os seguintes livros:
"Liderando a Revolução", Gary Hamel, Editora Campus.
"A Economia do Ócio", Domenico de Masi, Editora Sextante.
Gracifran Rios
(Empresaria | Coord. Pedagógica – INFO SCHOOL)